Quem sou eu

Minha foto
Caxias do Sul, RS, Brazil
A palavra líder vem do inglês e significa guia. Líder é aquele que conduz e para isso tem a visão do caminho certo a ser seguido.Não é líder quem se impõe pela força e poder, mas quem usa o poder da liderança, isto é, o poder da persuasão e a capacidade de influenciar, sabendo mostrar, como um guia, o caminho que ele vê e conhece melhor.

sábado, 26 de março de 2011

Chefe e Líder!!




  • O chefe conduz as pessoas, o líder aconselha  
  • O chefe inspira medo, o líder, entusiasmo
  • O chefe diz "eu", o líder, "nós"
  • O chefe se preocupa com coisas, o líder, com pessoas
  • O chefe colhe os lucros, o líder os distribui
  • O chefe enxerga o hoje, o líder contempla o amanhã 
A liderança difere do gerenciamento, sobretudo em listas de afazeres. 
Liderar é saber como explorar os mananciais da motivação humana - e também conhecer a base do relacionamento com os colegas, diz o guru Tom Peters. Não faz muito tempo, as metáforas sobre liderança baseavam-se na fisiologia, em que o líder era a cabeça e a organização, o corpo.

Na organização tradicional tudo é trabalho de alguém. Como tudo o mais, a liderança foi colocada em caixas dentro de cargos agrupados próximos ao topo da pirâmide. Hoje, a liderança está sendo afastada dos cargos. 

A tarefa agora é esquecer os cargos e voltar-se para o trabalho que requer realização. A liderança requer realização, diz William Bridges, autor do livro Um Mundo Sem Empregos, em artigo publicado no livro O Líder do Futuro. 

Seja qual for a pesquisa ou o estudioso de liderança, uma conclusão tem sido constante. A maioria das pessoas seguiria um líder que fosse honesto, antecipador dos acontecimentos, inspirador e competente. 

Seria esse poder para atrair seguidores um dom reservado a apenas uns poucos de nós? Os estudiosos do assunto afirmam que esse é o mais pernicioso dos mitos que envolvem o tema. "A liderança com certeza não está gravada em um gene, nem constitui um código secreto que não possa ser compreendido por pessoas comuns", dizem os autores de Desafio da Liderança, James Kouzes e Barry Posner. 

James é presidente executivo da Tom Peters Group e Posner, professor da Universidade de Santa Clara, nos Estados Unidos. Uma pesquisa empreendida por eles mostrou que a liderança é um conjunto de práticas que se pode observar e aprender.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário